quinta-feira, 28 de julho de 2011

                                   Importância da floresta Amazônica 

  Alem de ser um habitat para vários animais que vivem nas florestas, as arvores da Amazônia também são essenciais para a manutenção da grande floresta. Elas que fazem o ciclo hidrológico da floresta. A Amazônica produz a parte maior de sua própria chuva. Mas com o desmatamento, como que esse ciclo hidrológico permanecerá?
  Tudo vem de uma boa conscientização de cada pessoa. Muitas pessoas pensam no bem da própria natureza, pois sabem que se prejudicarmos a natureza, prejudicamos a nós mesmo. Porem, outras pessoas já são mais egoístas, e que não pensam na natureza, e muito menos em si próprias, e desmatam as florestas e rios. A natureza não merece ser agredida por pessoas sem consciência, por isso deveria multiplicar em várias vezes a fiscalização da floresta e aplicar multas altíssimas para aqueles que desmatam sem autorização. Se as pessoas não têm consciência por bem, a sociedade deveria educar essas pessoas, de uma forma desagradável, mas infelizmente o brasileiro só se dá conta das coisas quando pesa no bolso.
  Todo o ser vivo tem o seu direito de viver, e a floresta é um ser vivo também, o que não lhe tira o direito de viver. Dentro dela há mais vida ainda, dos animais, das plantas e dos rios. O homem é o animal mais inteligente que existe, mas se torna o animal mais ignorante, a meu ver, quando se trata desse assunto. As pessoas sempre buscam por direitos, mas não pensam nos direitos dos outros seres vivos, e às vezes não pensam nem nos direitos do ser vivo da sua própria espécie.
  Tudo que fizermos para a natureza voltará em dobro para nós, ela já está nos dando sinais de que nossa poluição excessiva está enfraquecendo ela. Até quando vamos poluir e fingir que nada está acontecendo? 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

              Tédio e fantasia na vivencia do cotidiano 


  Nosso cotidiano às vezes vem a ser uma forma entediante de se viver. Sempre pensamos no cotidiano dos outros, como é diferente do nosso, e como é mais prazeroso. As mesmas rotinas nos cansam, os mesmos deveres, os mesmo lugares, tudo nos enjoa e nos faz querer de qualquer forma fugir dele. Mas quando conseguimos fugir não nos damos por satisfeitos, parece que aquela rotina nos aprisiona, e queremos voltar para o nosso ritmo diário.
  Vivencio o “tédio” diário todo dia. De segunda-feira a sexta-feira me acordo o mesmo horário, coloco o mesmo tipo de roupa (uniforme da escola), como quase sempre a mesma refeição, e saiu para a escola. Ao chegar, almoço, escovo os dentes, faço os deveres e depois vou para as redes sociais. No mesmo horário durmo e assim segue o outro dia. Quando chega o final de semana, tenho vontade de jogar foguetes para cima, vou dormir até mais tarde, sair, fazer tudo que não posso durante a semana. Mas aquela rotina de acordar cedo, comer alguma coisa pela manhã e fazer os deveres não me dá folga nem no final de semana. Sinto como se estivesse faltando alguma coisa para fazer e faço algumas coisas que é feitas durante toda a semana.
  Mas nem sempre o nosso cotidiano passa lentamente e temos uma vontade incontrolável de não cumprir nossa rotina. Minha mãe, por exemplo, faz as atividades rotineiras dela ouvindo musica fica imaginando coisas, até mesmo falando sozinha, ela encontra maneiras na imaginação dela que faça o tempo ir mais rápido. Claro que nem sempre a musica adianta, mas uma parte do tempo a distrai com a musica e ela tem a impressão de que o tempo está passando mais depressa. Muitas pessoas usam essa técnica, até eu mesmo uso, e realmente faz com que nossas atividades se tornem menos cansativas. Porem tem vezes que nem é a musica que faz o tempo passar rápido, às vezes sentimos prazer em fazer aquele tipo de dever diário e nem ligamos para o tempo, ou o costume de fazer aquela certa atividade já é grande e fazemos tranquilamente, sem ansiedade para que o tempo passe de uma vez.
  Querendo ou não, sempre vamos ter um ritmo diário, coisa para cumprir, haverá dias em que o dia passará sem anseios para o final do dia, e haverá dias em que iremos nos sentir entediados de fazer aquilo novamente, mas nem sempre viveremos presos ao nosso cotidiano, haverá dias que sairemos para nos divertir, mas cedo ou mais tarde, sentirá falta da rotina diária.